Ler é fundamental para o constante aprendizado, mas a correria das rotinas dificulta a prática deste hábito. A preguiça, a falta de tempo e a impaciência são as justificativas mais usadas para deixar de lado a história de um livro. Porém, esses entraves podem ser driblados seguindo algumas dicas para estimular a leitura.

> Em primeiro lugar, busque o prazer de ler. Dentre os mais variados temas existentes, haverá sempre um livro que pode lhe interessar, tornando assim a leitura agradável, que represente lazer e não obrigação.

> Carregue um livro consigo, pois sempre surge a oportunidade de avançar na leitura , seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado.

> Encontre meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas opções para ter acesso a livros, artigos e outros textos interessantes. Ler na tela do computador pode não ser muito confortável, mas administrando o tempo para não forçar os olhos, não prejudica a saúde.

> Estipule ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.

> Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler. Acostume-se a cessar a leitura antes que isso aconteça, para que o livro continue interessante até o final.

> Saiba onde conseguir livros grátis: Além da internet, que disponibiliza algumas obras de domínio público, na íntegra e gratuitamente, as bibliotecas públicas também são opções. A Biblioteca Irmã Dorothy, que funciona na EGPA, permite consulta a qualquer cidadão e o empréstimo de sete dias para servidores do estado. Outras bibliotecas como a Arthur Vianna, do Centur, e das universidades UFPA e UEPA também estão sempre de portas abertas aos leitores.

Ascom/EGPA