Cerca de 920 servidores foram certificados pelo Programa de Municipalização da EGPA, até setembro. Foram realizados 15 cursos, solicitados de acordo com as necessidades específicas de cada município. As ações foram realizadas em São Sebastião da Boa Vista, Castanhal e Limoeiro do Ajuru.

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

As ações de qualificação começaram pelo município de São João da Boa Vista, com os cursos: “Relações Interpessoais no Trabalho”, “Redação Oficial e Gramática Aplicada” (instrutora: Vera Pimentel), “Educação Inclusiva”, “Básico de Libras (instrutora: Ana Ruth Fernandes), “Formação para Conselheiros do CAE, FUNDEB e Escolar (instrutor: Pablo Aguiar) e “Manipulação de Alimentos (instrutora: Ayrlana da Silva).

Sob a coordenação da servidora da EGPA, Ana Cláudia Acatauassu de Araújo e tendo por local o pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil). As aulas aconteceram nos turnos da manhã e tarde. Foram certificados 264 concluintes.

CASTANHAL

Em Castanhal os cursos "Formação de Pregoeiro: Presencial e Eletrônico", "Elaboração de Edital e Termo de Referência" (com a instrutora Gisele Saraty de Oliveira), "Redação Oficial e Atualização Gramatical" (instrutora Tereza Cristina da Silva Monteiro), "Gestão Financeira Aplicada aos Conselhos Escolares" (instrutor Jackson Picanço Oliveira Júnior), "Manipulação de Alimentos: Açaí, Merendeiras e Refeições Hospitalares" (instrutora Lídia Cristina Soares Pires de Assis) e "Capacitação para ACS’s na Atenção Básica, com ênfase em Saúde e Nutrição nos Diferentes Ciclos da Vida" (instrutora: Elaine Cristiny Evangelista) aconteceram em três turnos, no Colégio São José, sob a coordenação do servidor Cleodon Romano de Medeiros Gondim.

O sucesso na qualificação se estendeu também, conforme destacou o prefeito municipal Pedro Coelho Filho, a servidores de municípios próximos, que participaram das aulas. "Para fazermos uma boa gestão é necessário proporcionar conhecimento aos servidores. Que através da Escola de Governança Pública, nós possamos ter em breve, o retorno de ações de capacitação como estas", disse.

O prefeito Pedro Filho e Gustavo Sá, secretário de administração

"A medida em que conseguimos certificar 404 servidores, temos a certeza de um investimento importante feito nas pessoas. Quando realizamos uma semana de qualificação nestas proporções, a prioridade é o conhecimento e temos aqui, a certeza do êxito", destacou o secretário municipal de administração, Gustavo Espinheiro Sá.

A semana foi produtiva para o servidor Edwin Palheta, coordenador de recursos humanos da Fundação Cultural de Castanhal pois, a partir dos cursos, foi possível a padronização e maior unidade entre os órgãos municipais."Temos um espaço para tirar dúvidas e assim, podemos realizar de forma mais rápida e melhor o nosso trabalho, o que nos permite economizar tempo e recursos", comentou.

LIMOEIRO DO AJURU

No município foram certificados 251 concluintes, sob a coordenação da servidora Neuza Maria Braga Martins.

Os cursos ""Capacitação para ACS’s na Atenção Básica, com ênfase em Saúde e Nutrição nos Diferentes Ciclos da Vida" (instrutor João Paulo Monteiro dos Reis), "Básico de Libras e "Educação Inclusiva" (instrutor Orlando Santana de Oliveira Júnior), "Manipulação de Alimentos: Açaí, Merendeiras e Refeições Hospitalares" (instrutora Lídia Cristina Soares Pires de Assis) e "Redação Oficial e Atualização Gramatical" (instrutora Virgínia Carla da Silva Leite) foram realizados no pólo da UFPA nos três turnos.