Estudantes de Ensino Médio que se preparam para o Enem aproveitaram a oportunidade do "aulão" para repassar alguns conteúdosFoto: DivulgaçãoA terceira edição da Formação de Professores do Ensino Médio (Forpem), capacitação ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), finalizou neste sábado (6) com um aulão para mais de 500 alunos, ministrado por alguns dos professores que participaram da formação. A aula teve como foco o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. 

Mais de dois mil professores de escolas estaduais de ensino médio de todo o Pará participaram da capacitação, dividida entre aulas remotas, para o interior, e presenciais, voltadas para professores da Região Metropolitana de Belém, com foco especial aos bairros integrantes do projeto Territórios pela Paz (TerPaz). Momento de prática, o “aulão” foi voltado para os professores que cumpriram a carga horária presencialmente. 

“Pedagogicamente, o momento de prática é de fundamental importância, uma vez que estamos trabalhando com profissionais que já atuam na sala de aula e, desde 2019, pensamos a formação neste formato que integra a teoria e a prática”, explicou a diretora geral da EGPA, Evanilza Marinho. 

A formação contou com aulas sobre desenvolvimento de competências e habilidades a partir dos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e avaliadas nos exames de larga escala, como o Enem. Tanto o percurso formativo quanto o momento do “aulão” dividiram os profissionais a partir de suas áreas de conhecimento e seus componentes curriculares: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e sociais aplicadas; Redação.

Com material fornecido pelo Forpem, estudantes elogiaram a iniciativa de formação dos professores e do "aulão" para o EnemFoto: DivulgaçãoDIFERENÇA

A aluna Kamilly Santos, de 19 anos, aprova a iniciativa. “É legal ver que nossos professores buscam cursos para trazer mais qualidade para nós, é uma novidade e faz uma grande diferença nas nossas aulas. Não só em dias como hoje, que participamos de um aulão, mas vemos essa diferença na escola também, o que nos motiva cada vez mais”, disse a vestibulanda, que fará o Enem para o curso de Direito.

Rute Lima, professora da área de Linguagens na Escola Camilo Salgado, participou da formação presencialmente na Escola de Governança na primeira edição, em 2019, e não quis perder a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área, mais uma vez, com o curso ofertado gratuitamente pelo Estado. 

“Estamos sendo capacitados e podemos mostrar para nossos alunos como este processo é importante, para que ele se sinta entusiasmado para encarar o Enem. É muito bom ver que o Governo do Estado oferta essa formação com profissionais tão qualificados e isso é o que me motivou para participar mais uma vez da formação”, disse. 

Mais de 20 escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém participaram do “aulão”, que finalizou a formação para os professores que receberão até o final do mês a certificação, de acordo com o cumprimento da carga horária. A edição de 2019 da Formação de Professores do Ensino Médio, realizada no formato presencial, formou 111 professores. Já em 2020, a Forpem foi totalmente online, certificando 823 professores.

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE