Sempre objetivando formar gestores públicos com eficiência, com a proposta do aperfeiçoamento profissional ao funcionalismo público no sentido de prestar melhores serviços a sociedade, a Escola de Governança Pública do Estado (EGPA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –PA (IFPA) firmaram hoje (04/09) pela manhã, Acordo de Cooperação Técnica, na sede da autarquia.

A assinatura do documento foi feita pelo reitor do IFPA, Cláudio Alex Rocha e pelo diretor geral da EGPA, Ruy Martini Santos Filho. Pela primeira vez visitando a autarquia, Cláudio Rocha ouviu esclarecimentos do diretor da autarquia sobre as ações e projetos desenvolvidos pela EGPA, além dos elogios sobre a ação firmada. “É muito importante esta aliança, entre a expertise do IFPA e a experiência da Escola de Governança, que resultará em oportunidades ricas de formação continuada e conhecimento aos servidores públicos, o que irá se traduzir em ações mais eficientes a sociedade”, disse.

Para o reitor do IFPA, a aliança com a Escola de Governança só trará benefícios a instituição e seu público. “Não se pensa em parcerias para formação profissional que não envolvam a Escola de Governança. Seus projetos e sua abrangência são fundamentais no bom andamento das ações que desenvolvemos”, comentou.

Ruy Martini falou sobre as ações de qualificação abertas, os cursos in company, ações de pós-graduação e cursos profissionalizantes, e destacou a plataforma dos cursos na modalidade a distância (EaD/EGPA). “Disponibilizamos nossa plataforma para aprimorar o conhecimento e a formação do funcionalismo público em ações como esta, que se enriquecem com esta ferramenta de educação”, ressaltou. Hoje a plataforma EaD/EGPA está completando dois anos e meio, com êxito em alguns de seus resultados, como 116 municípios já atendidos, além de cerca de 230 mil acessos.

ABRANGÊNCIA

Já o reitor do IFPA, Cláudio Rocha, falou sobre a maior abrangência que a parceria com a autarquia vai permitir, no que tange as ações envolvendo a sede da instituição em Belém, além das unidades distribuídas no interior do Estado. “Hoje temos cerca de 900 técnicos em educação, atuando em Belém e nos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Itaituba, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Óbidos, Cametá, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Ananindeua,Tucuruí, Marabá Rural, e Vigia”, disse, Ele acrescentou que, entre todos os institutos federais, o IFPA é o mais interiorizado, por estar presente em 18 campi municipais .
O IFPA possui um plano de capacitação anual, que será fortalecido com a parceria. “Estamos muito satisfeitos com esta caminhada junto a Escola de Governança”, comentou.