A Escola de Governança Pública do Estado do Pará apresentará uma palestra no VI Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), que este ano tem como tema “Cultura Digital na Educação”. A programação será realizada entre os dias 22 e 24 de abril, totalmente online e com inscrições gratuitas. As inscrições podem ser feitas neste link.

Os assuntos do evento envolvem robótica educativa, aprendizagem criativa, movimento maker na educação, uso de dispositivos móveis na educação, desenvolvimento e uso de games em contextos educacionais, metodologias de ensino para a era digital, formação de professores para era digital e experiências no âmbito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Esta temática nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocarem em 'xeque' as instituições da era industrial, como a escola e a universidade, impõe grande diferença na natureza dos produtos e processos criativos. E a Escola de Governança Pública não poderia ficar de fora”, explicou o assessor de Educação a Distância da Escola de Governança, Reinan Abreu.

Reinan participará do evento com a palestra “Projeto Laboratório de Inovação em GTEAD-EGPA”, destacando a formação de professores inovadores e mediadores para o ensino a distância, focando em áreas como o cenário, competência tecnológica, docência, mediação e metodologias. “O Laboratório de Inovação, criado no final do ano passado, tem em um dos seus principais eixos a educação, vamos apresentar todos estes conceitos no evento”, disse.

O Laboratório de Inovação é um dos projetos em que a Escola de Governança está investindo, para atuar de maneira mais inovadora dentro do seu papel de qualificar os servidores e desenvolver ações que superem os desafios específicos da gestão estadual. A proposta é de que o Laboratório de Inovação atue internamente nas ações da EGPA e tenha ações de integração com outras secretarias.

A programação é desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital do curso de Ciência da Computação, com a participação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo.