A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizaram, nesta quarta-feira, 10, a cerimônia de lançamento do Programa de Graduação dos Cursos de Bacharelado em Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior. O evento ocorreu no auditório do Palácio do Governo, em Belém, e contou com a presença do governador do Estado, Simão Jatene, e do ministro de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Antônio Pereira.

A cerimônia contou, também, com a participação de autoridades estaduais, nacionais e internacionais, como os embaixadores da Finlândia e Áustria, além de pesquisadores da área e representantes de instituições. O programa de graduação tem a parceria da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud).

A criação dos cursos está inserida na proposta do Pará Sustentável, que objetiva reduzir a pobreza e a desigualdade a partir das ações de incentivo ao desenvolvimento do Programa Pará 2030, lançado pelo governo estadual, voltado ao incentivo das cadeias produtivas para gerar emprego e renda.

Dinamismo

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais promete formar profissionais com habilidade para lidar com o dinamismo da política mundial e as relações entre países. O leque de atuação é amplo, e inclui a candidatura à carreira diplomática no Ministério de Relações Exteriores. Já o Tecnólogo em Comércio Exterior atende à demanda de importação e exportação de produtos da região. O curso capacitará os profissionais para dominar operações alfandegárias e cambiais, despacho aduaneiro, logística e contratos internacionais.

Na Uepa, as novas graduações representam uma inovação, ao aliar percepção pedagógica e diferenciada do universitário para empreender, negociar e tomar decisões em instituições públicas e privadas. Os cursos também possibilitarão o desenvolvimento de pesquisas para prevenir e combater a criminalidade no contexto mundial, como tráfico de drogas, armas, pessoas e pedras preciosas.

Os novos cursos terão 88 vagas, sendo 44 para o Bacharelado em Relações Internacionais e 44 para a graduação em Tecnologia em Comércio Exterior. Do total de vagas, 54% são destinadas a servidores públicos estaduais efetivos, e 46% para os demais segmentos sociais. A prova de seleção foi realizada no dia 30 de abril, em Belém, com 45 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.

Agência Pará de Notícias