Uma das maneiras de desenvolvimento de cursos ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) são os cursos in company, buscando atender as demandas específicas das secretarias e órgãos do Governo Estadual. Nesta semana, a EGPA qualificou servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e do Hospital Ophir Loyola (HOL).

“A EGPA tem como missão a capacitação dos servidores, e as parcerias de cursos in company são parte importante deste trabalho, com os órgãos estaduais solicitando suas demandas específicas de cursos para a Escola”, informou Evanilza Marinho, diretora-geral da Escola de Governança.

Para os servidores do Ophir Loyola foi  ministrado até essa sexta-feira (22) o curso “Regime Jurídico Único”, com duas turmas. “A possibilidade de trazer os cursos para o hospital é excelente para facilitar a participação e aprendizagem dos nossos servidores que conseguem assistir ao curso e atender algum procedimento de emergência”, explicou a agente de Desenvolvimento e Capacitação do órgão, Graça Silveira. 77 alunos finalizaram a formação. 

O aluno Sebastião Fonseca, que atua no hospital desde 1988, afirma que os cursos são importantes para o desenvolvimento e atualização dos profissionais da área. “Foi uma oportunidade muito boa, vemos que a EGPA busca professores competentes e que desenvolvem uma boa metodologia dentro de sala de aula”. 

No Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o curso desta semana faz parte de um calendário extenso de capacitações que iniciou ainda em setembro e já qualificou servidores nos temas: Básico de legislação na Administração Pública; Convênios na Administração Pública e Básico em Licitação. 30 servidores finalizaram o curso “Termo de Referência e Projeto Básico” e a expectativa é de que a instituição receba mais seis cursos, até dezembro deste ano. 

Ainda serão abordados os temas: Avançado em Licitação; Contabilidade aplicada ao setor público; Planejamento Público; Execução orçamentária; Gestão de processos; Técnicas de arquivo e controle de documentos. 

Amanda dos Santos, coordenadora de Aperfeiçoamento e Pesquisa no CPC, destaca que todo o planejamento visa atender às principais demandas dos servidores para o dia a dia de trabalho. “Percebemos que através das capacitações que estão sendo ministradas, os servidores têm se empenhado em atualizar seus conhecimentos e colocar isso em prática para uma atuação cada vez mais eficaz, e vemos esses resultados. Além disso, a oferta de cursos é a instituição valorizando os servidores que atuam na nossa administração”, disse. 

A EGPA tem o objetivo de promover a formação, capacitação, treinamento e desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos em todo o Pará. Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados. No site da Escola de Governança (egpa.pa.gov.br) os órgãos encontram o manual para parcerias.

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE